Em qualquer modal de transporte, é muito importante que saibamos otimizar tempo e espaço. Assim, é essencial entender como calcular cubagem de caminhão. Isso porque o aproveitamento incorreto do espaço e da capacidade de um veículo pode acarretar em excesso de volume de peso e cubagem.
Esses excessos por sua vez geram custos ao operar a frota ociosa. Por isso, um dos principais desafios logísticos para as empresas, é identificar exatamente qual é a capacidade de carga de cada veículo. Sendo assim, entender como calcular a cubagem de caminhão auxilia a melhorar o planejamento da logística e reduzir custos do transporte por meio do aproveitamento total da capacidade de um veículo.
O que é a cubagem de caminhão e quando utilizar?
A cubagem de caminhão é a relação entre peso x espaço que cada objeto ocupa dentro do veículo, ela permite a identificação da capacidade total de cada veículo. Um caminhão com capacidade de 10 mil kg, pode ficar lotado com 600 kg de uma mercadoria muito volumosa e leve, assim como uma mercadoria pequena e pesada impede o aproveitamento de todo o espaço físico de um veículo. Pois pode acarretar em excesso de peso o que por sua vez aumenta o uso do combustível e também geram as temidas multas.
Usando o peso e volume real dos objetos podemos invalidar a capacidade de carga. Por isso utiliza-se o cubagem e o fator de cubagem para equilibrar a quantidade de mercadorias a serem entregues com a capacidade dos veículos. Tornando a logística do transporte mais eficiente.
Fator de cubagem de caminhão
Trata-se de um número que equivale ao peso ideal em relação ao m³ dentro do veículo. Esse número já é pré fixado e varia de acordo com o modal do transporte.
- Rodoviário: 300 kg para carga fechada e 250 kg para carga fracionada;
- Marítimo: 1.000 kg;
- Aéreo: 166,7 kg.
No transporte de carga fracionada, como são carregados produtos variados de tamanho e peso diferentes, considera-se um fator de cubagem de caminhão menor. Pois dessa forma fica difícil preencher todos os espaços do veículo.
Como calcular o peso cubado?
O peso cubado é o valor que representa o espaço que a carga realmente ocupa no veículo. Para calcular, basta multiplicar a metragem cúbica, que é a altura x largura x comprimento pelo fator de cubagem.
Se a mercadoria pesa 1.500 kg e é composta de 3 caixas que medem cada uma 2m de largura, 2m de comprimento e 2m de altura. Toda as caixas juntas ocupam 24m³. Para transportar os 24m³ em peso, basta multiplicar o m³ pelo fator de cubagem.
Exemplo utilizando o fator de cubagem do transporte rodoviário: 24m³ X 300 = 7.200. Desta forma, temos uma mercadoria que pesa 1.500 kg e ocupa o lugar de 7.200 kg no caminhão. Tendo isso em mente, o cálculo do frete deve ser feito com base ao peso cubado de 7.200 kg, por ser o maior peso.
Se uma mercadoria possuir as mesmas características que o exemplo acima e o peso for maior que 7.200 kg como por exemplo: 9.000 kg. Deve se considerar para efeito de cálculo o peso real (9.000 kg) e não o peso cubado (7.200 kg). Já que 9.000 é maior que 7.200.
Ao finalizar o cálculo de cubagem, conseguimos determinar o espaço e peso reais que determinada carga ocupará dentro do veículo, chamado de peso cubico.
A cubagem é de extrema importância para garantir a rentabilidade dos serviços da empresa pela associação entre peso e volume das mercadoria, evitando distorções. Garantindo a economia de recursos, agilidade nas entregas, maior lucro e eficiência para calcular o valor do frete.