A emissão correta de todos os campos do CT-e é muito importante para a sua empresa. Afinal, erros em alguma das informações prestadas pode acarretar em multas e outras sanções, que atrapalham o bom andamento do seu negócio.
Ao preencher os campos do CT-e, é muito importante ficar atento a alguns dados referentes à carga e o tipo de serviço prestado. Erros de digitação durante o preenchimento podem ocorrer, o que pode causar dores de cabeça no futuro.
Por este motivo, é muito importante conhecer os principais campos do CT-e e identificar cada um deles. Neste artigo, vamos explicar cada um dos campos do CT-e para evitar erros no seu preenchimento.
A importância do preenchimento correto dos campos do CT-e
A não emissão de documentos fiscais podem gerar multas de até 5% do valor total da carga. Além disso, esta multa também pode ser aplicada caso sejam encontrados desacordos em documentos, como Nota Fiscal, Conhecimento de Transporte e Manifesto Eletrônico. Ou seja, é um prejuízo que sua empresa pode evitar ao prestar atenção ao preenchimento correto de todos os campos do CT-e.
Além de estar em dia com o Fisco e com a ANTT, o preenchimento correto das informações permite uma maior segurança nos dados gerados pela sua transportadora. Com isso, é possível gerar relatórios mais assertivos para a tomada de decisões.
Principais campos do CT-e
É inegável a importância do preenchimento correto dos campos do CT-e. Mas para garantir que todos os dados estejam corretos, o conhecimento é fundamental. Abaixo, listamos todos os campos do CT-e e explicamos o que eles significam:
Dados gerais do CT-e
- Finalidade da emissão – Este campo aponta o tipo de CT-e que será emitido. Entre as opções estão: CT-e normal, CT-e de substituição, CT-e de anulação de valores e CT-e de complemento de valores.
- Tipo de serviço – Neste campo, deve-se informar o tipo de serviço que será realizado e pelo qual você foi contratado. As opções de preenchimento são: normal, subcontratação, redespacho ou redespacho Intermediário.
- CFOP – O código CFOP refere-se ao tipo de operação realizada pela sua empresa no momento da prestação do serviço. Este campo é utilizado para o cálculo de recolhimento do ICMS.
- Cidade de prestação/emissão – Nestes campos, você deve informar a cidade de onde está sendo emitido o CT-e, onde a mercadoria será coletada e também onde será entregue.
Participantes
- Remetente – Neste campo, você deve informar os dados da empresa que está enviando a mercadoria e emitiu a nota fiscal eletrônica. Aqui, deve-se incluir informações como CNPJ, inscrição estadual, razão social, entre outros.
- Destinatário – Neste campo, deve-se preencher as informações referentes à empresa onde a carga será entregue. Também será necessário apresentar dados como CNPJ, Inscrição Estadual, entre outros.
- Tomador – Este campo contém informações sobre a empresa que irá realizar o pagamento do frete (na maioria dos casos, a empresa que contratou o serviço).
Informações sobre o frete
- Notas fiscais eletrônicas – Para realizar a emissão do CT-e, será necessário informar todas as notas fiscais eletrônicas referentes às mercadorias a serem transportadas. Para isso, será necessário informar as chaves das notas fiscais para vinculá-las ao Conhecimento de Transporte.
- RNTRC – Será necessário informar, no CT-e, o número do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga (RNTRC), da empresa responsável pelo transporte.
- Data prevista para entrega – Neste campo, deve-se informar a previsão de entrega da mercadoria.
- Produto predominante – Produto principal que está sendo transportado.
- Unidade de medida – Aqui, deve-se informar a unidade de medida da carga. Pode ser em kg, litros, m³, ton., unidade, entre outros.
- Quantidade – A quantidade de mercadoria que será transportada.
- Valores
- Valor do serviço – Deve-se preencher este campo com o valor total do transporte, incluindo frete, seguro, pedágios, entre outros fatores.
- Valor a receber – Valor líquido cobrado pelo serviço prestado.
- Valor da carga – É o valor total da carga, conforme consta na nota fiscal eletrônica. Caso o CT-e possua mais de uma nota vinculada, deve-se informar a soma de todos os valores.
- Valor aproximado dos tributos – Deve-se informar o valor aproximado dos impostos a serem pagos pela prestação do serviço. Um profissional de contabilidade de sua confiança pode te auxiliar com este cálculo.
E então? Tirou as suas dúvidas sobre cada um dos campos do CT-e? Com o EmitaCT-e, é possível preencher todas estas informações automaticamente, com alguns cliques. Assim, você evita erros de digitação e problemas com o Fisco. Quer saber como? Clique aqui, preencha o cadastro e solicite uma demonstração com nossos consultores.
Crédito da imagem de capa: Pessoas foto criado por prostooleh – br.freepik.com