Profissionalizar sua transportadora é um excelente negócio para quem pretende crescer, aumentar os lucros e ter mais eficiência e destaque no mercado.
O transporte terrestre de cargas é o principal meio de deslocamento de mercadorias no país. Apesar disso, grande parte dos pequenos transportadores e autônomos não procuram se profissionalizar.
Sem gestão financeira e com pouco conhecimento sobre o setor, estas pequenas empresas acabam tendo prejuízos e precisando se submeter a intermediadores de carga para conseguir fretes.
Claro que trabalhar com transporte de carga no Brasil não é tarefa simples. Além dos altos custos envolvidos com combustível, manutenções e pedágios, o transportador também precisa estar com todos os documentos fiscais legalizados para evitar problemas com multas. Além disso, a alta concorrência e as políticas de preços praticadas no mercado são um empecilho que desfavorecem a categoria.
Porém, estas dificuldades não são motivos para desistir. Afinal de contas, não adianta nada reclamar do preço do frete, do combustível ou do governo.
Para ter sucesso no transporte é preciso profissionalizar sua transportadora, oferecer um serviço melhor para o seu cliente, reduzir custos e investir no seu crescimento. Não importa se você é um transportador autônomo ou possui uma pequena transportadora. Para se profissionalizar e começar a ter resultados, você precisa gerenciar o seu trabalho como uma empresa.
Neste post, vamos apresentar algumas maneiras para fazer isso e começar a ter resultados.
1 – Tenha tudo legalizado
O primeiro passo para profissionalizar sua transportadora é se adequar a todas as exigências legais. Parece algo trivial, mas muitas pessoas que trabalham com transporte ainda não se deram conta desta necessidade.
Para legalizar a sua transportadora, você irá precisar de um CNPJ ativo, inscrição estadual, registros na ANTT e um seguro de cargas. A falta de qualquer um destes requisitos pode gerar multas pesadas para o seu negócio e para a empresa que contratou o seu serviço.
Por exemplo, a multa por realizar o transporte remunerado de carga sem o Registro Nacional de Transporte Rodoviário de Carga (RNTRC) é de R$ 1.500,00 para o prestador do serviço. Além disso, o contratante também receberá uma multa de R$ 1.500,00.
Portanto, trabalhar com tudo legalizado, além de evitar prejuízos para a sua empresa, traz ainda mais segurança para o contratante. Com isso, sua empresa terá mais credibilidade e tem a oportunidade de conseguir mais clientes.
2 – Emita os próprios documentos fiscais
A emissão dos próprios documentos fiscais, como CT-e e MDF-e, também é uma maneira de profissionalizar sua transportadora.
Ao utilizar um sistema de emissão de Conhecimento de Transporte é possível conseguir mais cargas, já que você não precisará agregar o veículo a uma transportadora maior.
Além disso, você pode negociar o frete diretamente com o dono da carga, o que amplia as possibilidades de novos negócios.
3 – Atendimento ao cliente
Este ponto é essencial para profissionalizar a sua transportadora. Para isso, você precisa estar atento à experiência que o seu cliente terá com a sua empresa.
A pontualidade na entrega é um dos principais fatores que as empresas levam em consideração no momento da escolha da transportadora. Outro ponto importante é a segurança no transporte.
Portanto, para melhorara a experiência do seu cliente, você precisa tratá-lo com cordialidade, demonstrar segurança e manter tanto a aparência do motorista como a do veículo em perfeitas condições.
4 – Gestão financeira
A gestão financeira é outro ponto muito importante, afinal de contas, os custos e despesas envolvidos são muito grandes. Portanto, você precisa ter todos os valores na ponta do lápis para garantir lucro no final do mês. Assim, você consegue ter recursos para investir no seu negócio e profissionalizar ainda mais a sua empresa.
5 – Procure conhecimento
A profissionalização de uma transportadora envolve busca constante por atualizações e conhecimento. Muitas empresas fecham as portas justamente por não conhecer o ramo de atuação ou por simplesmente pararem no tempo e não se atualizarem.
Por este motivo, preparamos o Curso de Documentação para Transportadoras. O curso, composto por 10 módulos, conta com conteúdos exclusivos voltados para transportadoras que pretendem se legalizar e profissionalizar seu negócio.
Quer saber mais e conferir os módulos do curso? Clique neste link e confira.
Crédito da foto de capa: Negócio foto criado por jcomp – br.freepik.com