Independentemente do tempo de atividade, qualquer empresa está sujeita a erros. Não importa se você já possua uma gestão de cargas eficiente, às vezes seu empreendimento pode apresentar falhas no processo logístico. Saber evitá-los, ou otimizar este setor é essencial para o seu negócio.
Erros no processo logístico pode acarretar em prejuízos financeiros e na perda de credibilidade perante aos clientes. Portanto, evitar falhas no processo logístico é uma prática que pode fazer a diferença para o crescimento de sua empresa, em meio a uma mercado competitivo.
Além disso, negligenciar as falhas no processo logístico podem acarretar em outros malefícios, como a perda de bens e danificação de produtos, desperdício de recursos, custos desnecessários, retrabalho, entre outros danos ao seu negócio.
Confira também: Os principais motivos que levam as empresas a perder dinheiro
Para reduzir e evitar este tipo de prejuízo, que tal conhecer 5 principais falhas no processo logístico e como evitá-las:
1- Falta de Planejamento
Um bom planejamento é a base para o sucesso em qualquer atividade. No processo logístico esta máxima da administração não é diferente. Portanto, separar um tempo para avaliar o desempenho da logística de sua empresa e quais pontos podem ser otimizados é o primeiro passo para evitar falhas no processo.
Trace objetivos, faça um levantamento da demanda futura e crie planos de ação. Utilize este tempo para pensar no futuro a curto, médio e longo prazo, procurando pensar no melhor caminho a ser seguido.
Confira também: 5 dicas para administrar melhor seu negócio.
Baixe o ebook grátis: CT-e – O guia completo para emissão.
2 – Não entender que a logística afeta todos setores
Tudo o que acontece em uma etapa da cadeia logística influencia nas demais. Muitos gestores enxergam o processo logístico de forma global, porém, é preciso pensar nela de forma dinâmica. Portanto um atraso em determinada etapa acaba impactando diretamente, atrasando as outras. Em contrapartida, adiantar uma entrega também pode afetar negativamente o processo. Isso porque a empresa que irá receber a carga pode não estar preparada para a entrega naquele momento, por exemplo.
Entender como funciona o processo e manter as cargas e entregas sincronizados mantém a eficiência de sua empresa e evita falhas no processo logístico.
3- Não preparar a equipe
A sua equipe de trabalho é um dos principais ativos de sua empresa, atuando como um diferencial competitivo. Colaboradores que não estão bem preparados e treinados podem impactar negativamente o seu negócio.
Investir em treinamentos para a sua equipe de logística pode evitar o atraso nas entregas. Além disso podem fazer com que a sua empresa tenha menos gastos com produtos danificados. Além disso, pode reduzir os custos com manutenção da frota.
4- Não otimizar rotas
Ter um controle adequado das rotas, planejá-las de forma eficiente e utilizá-las periodicamente. Estas são formas de reduzir falhas no processo logístico. Por exemplo, leve em consideração os pontos de entrega e gastos com combustível. Além disso planeje as paradas, abastecimento e tenha informações do fluxo das rodovias para traçar as melhores rotas para a entrega.
Isso faz com que o seu processo logístico se torne mais eficiente e reduz os seus custos operacionais.
5- Não utilizar a tecnologia
Utilizar a tecnologia a seu favor é uma forma de evitar falhas no processo logístico e agilizar a gestão . Utilizando softwares de gestão você pode controlar de gerir diversos níveis de sua empresa, como o financeiro, comercial, produção, custos, estoque, entre outros.
Além disso, a utilização de tecnologia no transporte de cargas faz com que sua empresa automatize processos, evitando erros e agilizando tarefas, como a emissão do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) e os Manifestos Eletrônicos de Documentos Fiscais (MDF-e).