O Seguro de Cargas é obrigatório em todo o território nacional e a averbação de cargas acaba sendo um processo muito importante para dar maior segurança para o transportador. Apesar da sua importância, algumas empresas não fazem este processo e podem estar correndo o perigo de ter grandes prejuízos.
Além disso, muita gente têm dúvidas sobre o que é e como fazer a averbação de cargas. Neste post, tiramos algumas dúvidas relativas a este assunto.
Afinal, a averbação de carga protege sua empresa e dá maior segurança para a operação de transporte logístico, evitando problemas.
Neste post você confere o que é e a importância da averbação de carga para a sua empresa.
Apólice de seguro RCTR-C
Primeiramente, precisamos falar sobre o RCTR-C (Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga). Ele nada mais é do que o seguro que garante a indenização em caso de acidentes com o caminhão.
O RCTR-C é obrigatório e é de responsabilidade do transportador. Ele é muito importante, já que protege tanto o transportador quanto o contratante, no caso de acontecer algum acidente ou roubo da carga durante o percurso.
Dessa maneira, você evita prejuízos para sua empresa, já que a carga estará assegurada, em caso de algum sinistro. Além disso, a empresa que contratou o frete também têm maior segurança, já que tem a garantia de reembolso, caso algo aconteça no trajeto.
O que é a averbação de cargas?
Como o número do RCTR-C é sempre o mesmo, é preciso fazer a averbação de carga para garantir que cada frete esteja assegurado.
Ou seja, a averbação é a comunicação entre a sua empresa e a seguradora, informando as características da mercadoria a ser transportada e as suas respectivas notas fiscais.
Dessa maneira, a seguradora tem ciência da carga transportada e pode calcular a indenização conforme a mercadoria informada na averbação.
Obrigação referente à averbação
Segundo a Resolução 361 da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), todos os Conhecimentos de Transportes devem ser averbados junto à companhia seguradora. Isso deve ser feito diariamente e ANTES do início de cada viagem.
Caso contrário, a seguradora poderá negar a indenização caso ocorra algum sinistro durante a viagem, gerando grandes prejuízos para sua empresa.
Para averbar a carga, é preciso fornecer algumas informações para a sua seguradora, como:
- Valor total da carga a ser transportada;
- Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) e Chave de acesso;
- Dados do Veículo de Carga;
- Identificação da apólice de seguros;
- Dados do motorista.
Além disso, algumas informações da averbação devem constar no momento da emissão do Manifesto Eletrônico de Documento Fiscal (MDF-e), como o nome e CNPJ da seguradora, Número da Apólice e o número da averbação.
Concluindo, a averbação de cargas é um processo muito importante e não pode ser deixado de lado. A emissão de Conhecimento de Transportes envolve diversos processos e documentos, por isso, contar com um sistema simples é fundamental para evitar dores de cabeça.
Com o EmitaCT-e, você faz a emissão dos seus CT-e, CT-e OS e MDF-e de maneira simples, rápida e barata. Clique aqui e solicite um teste gratuito.