A logística do transporte em muitos casos é uma das atividades mais notadas pelos clientes. Por isso, é uma das mais responsabilizadas nos casos em que ocorrem atrasos nas entregas dos produtos.
A pontualidade na entrega é um dos principais fatores para o crescimento de sua empresa de transporte. Sabemos que na estrada, imprevistos podem acontecer. Porém o planejamento pode fazer com que você esteja preparado em caso de alguma eventualidade. Dessa forma, você pode garantir a entrega da carga dentro do prazo previsto.
Confira algumas dicas que separamos para te auxiliar a planejar a sua distribuição e evitar atrasos nas entregas:
Defina a rota de transporte
Definir corretamente as rotas ajuda não apenas a evitar atrasos nas entregas, mas também a reduzir o custo com o transporte. Isso porque o caminhão percorrerá um trajeto menor, utilizando menos recursos.
Para isso, você pode criar pontos de entrega. Assim, você melhora o calendário de transporte e atende da melhor maneira o seu cliente. Crie as suas rotas de transporte analisando o fluxo de pedidos e os pontos de carga e descarga, agendando as paradas conforme a necessidade.
Nos casos em que o transporte é realizado de forma regular (mesmo volume de carga e dias da semana), você deve otimizar as rotas. Para isso, considere o número de clientes, horas dirigidas, capacidade dos veículos, os melhores horários, entre outros.
Acompanhe o tráfego
Acompanhar o tráfego constantemente pode ajudar a evitar diversos problemas. O trânsito pesado e os engarrafamentos são rotineiros em diversos Centros do país. Por isso, você deve garantir que o seu motorista receba informações sobre como anda o fluxo de veículos na rota que ele está seguindo.
A logística pode acompanhar os roteiros e comunicar ao motorista sobre a situação do trecho. Além disso, a utilização de sistemas de rota podem indicar trajetos alternativos e sugerir desvios para chegar ao destino. Assim, você pode entregar a mercadoria dentro do prazo.
Ofereça prazos de entrega realistas
Sempre seja sincero com o seu cliente e informe prazos realistas. Isso melhora a imagem de sua transportadora e ajuda a diminuir os atrasos de entrega.
Por isso, realize um cálculo de quanto tempo o caminhão deve rodar para chegar ao destino. Considere as paradas de descanso e alimentação do motorista. Além do tipo de carga, o fluxo de trânsito do roteiro entre outros fatores que podem afetar o tempo de transporte.
Mantenha a sua frota em dia
Já falamos sobre isso, mas manter a manutenção preventiva de sua rota é uma das melhores maneiras de evitar atrasos na entrega da mercadoria. Por isso, crie uma checklist para realizar vistorias rotineiras nos veículos.
Essa tarefa pode auxiliar a evitar acidentes na estrada e reduzir o risco de que o caminhão fique parado na estrada, além de garantir a longevidade dos veículos.
Tenha os documentos certos para evitar atrasos nas entregas
Ter a disposição os documentos corretos evita problemas com a fiscalização e agiliza a conferência da carga nos postos de fiscalização.Para evitar problemas a sua empresa deve emitir documentos como o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e), entre outros.
Para evitar problemas com a fiscalização você pode investir em um sistema que faça a emissão destes documentos e auxilia na redução do processo.
Você pode testar gratuitamente o EmitaCT-e, sistema que emite documentos como CT-e, CT-e OS e MDF-e. Basta acessar o link e se cadastrar.
Evitar os atrasos na entrega é uma tarefa que exige dedicação constante do gestor. Por isso, o processo deve ser melhorado regularmente. Espero ter te ajudado a entender sobre como você pode criar ações para melhorar os prazos de entrega.
Boa viagem!
Quer saber mais sobre o conhecimento de transporte? Baixe agora mesmo o eBook grátis: CT-e – O guia Completo para emissão.