Um ponto que merece atenção, especialmente na gestão de frotas, é a Sinalização no transporte de cargas. Sendo assim, é de extrema importância buscas por estratégias que previnam os riscos nas estradas, tratando-se também de mercadorias perigosas, protegendo motoristas de riscos comuns.
Qual sua funcionalidade?
Nos produtos considerados de risco, é preciso pensar em um todo, oferecendo segurança aos profissionais e também às pessoas que trafegam nas estradas.
Na faixa de produtos perigosos, estão, produtos químicos, inflamáveis, substâncias tóxicas, petróleo, gás natural, entre outros.
Portanto, todas as transportadoras devem tomar providências, referente a Lei criada em 2017, resolução 5.232/2016. Que define mais de três mil mercadorias que oferecem riscos para a saúde e ambiente.
Assim, os veículos que transportam esse tipo de carga, com produtos perigosos, precisam lidar com exigências maiores, como a sinalização no transporte de cargas e fixação de adesivos indicando as classificações de cada material.
Sinalização de carga correta
Para deixar claro aos motoristas nas estradas, que o veículo transporta uma mercadoria considerada perigosa, é adicionado o Painel de Segurança, uma placa retangular, que irá identificar a carga, conforme sua periculosidade.
A placa precisa possuir um tamanho de trinta por quarenta centímetros, sua cor deve ser laranja, para ser visível aos que transitam nas vias. Além disso, deve conter também o número da ONU, (Organização das Nações Unidas), quatro dígitos que irão reconhecer a mercadoria transportada.
Rótulos de risco
Cada número apresentado na placa, de 0 a 9, são classificados com diferentes riscos e cabe à empresa identificá-los, seu formato é losango, suas nove classes de carga são:
Produtos explosivos, gases, líquidos inflamáveis, sólidos inflamáveis, substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos, substancias tóxicas, substâncias radioativas, substâncias corrosivas e perigos diversos.
Embalagens também precisam de identificação, representada com símbolos de manuseio.
Conforme as obrigatoriedades, as identificações podem ser instaladas nas laterais expostas do veículo, ou no centro da traseira.
A sinalização do transporte de cargas, trás mais segurança aos profissionais que transportam e também aos demais que circulam nas estradas, diminuindo as chances de ocasionar acidentes ou danos maiores.
A resolução ANTT 5.848/19, válida desde 2019, mostra algumas obrigatoriedades para empresas que transportam esse tipo de carga.
A sinalização deve ser adicionada sempre que o produto transportado seja de risco. O veículo que irá transportar a carga, não pode oferecer riscos ao meio ambiente. É indispensável a utilização de equipamentos para o motorista em situações necessárias e é preciso que seja certificado a Organismos de Certificação de Produtos, creditados pelo INMETRO.
Seguindo as normas acima, a transportadora garante segurança aos colaboradores e também diminuem consideravelmente as chances de obter problemas