Se adequar as normas e oferecer os serviços de maneira correta é obrigação de todas as empresas, por isso, é necessário compreender suas funcionalidades e a correta utilização. Para quem atua na área de transporte, um dos principais documentos é o Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico, portanto, é muito importante entender suas finalidades, como imprimir o DACTE e como ele integra ao CT-e.
Continue lendo o nosso texto e fique por dentro de seus processos e objetivos!
O que é o DACTE?
Ele é a representação física do CT-e – Conhecimento de Transporte Eletrônico. Ou seja, o DACTe é a forma impressa do CT-e, contendo todas as informações contidas no documento eletrônico.
Para que sirva de documento complementar do CT-e, ao imprimir o DACTE você terá a identificação e confirmação do conhecimento emitido, contendo a chave de acesso de 44 posições para consulta de sua autenticidade.
Como imprimir o DACTE?
O documento deve ser impresso pelo emitente do Conhecimento de Transporte Eletrônico antes do início da prestação do serviço. Isso porque durante todo transporte de carga precisa estar acompanhada do DACTE correspondente.
LEIA TAMBÉM: Como emitir MDF-e : tudo o que você precisa saber!
Características:
- Deverá imprimir o DACTE em papel comum, exceto papel jornal;
- Formato mínimo A5 (210 x 148mm) e máximo A4 (210 x 297);
- Pode ser utilizada folhas soltas, papel de segurança, formulário contínuo, ser pré-impresso e possuir títulos e informações dos campos grafadas, desde que bem legíveis;
- Deverá conter o número de identificação do CT-e, contendo 44 posições.
IMPORTANTE: para não ocorrer divergência entre o DACTE e o CT-e, é aconselhável utilizar o mesmo sistema na operação, pois não pode ocorrer essa falha de dados de maneira alguma.
Invista no melhor sistema para imprimir o DACTE
O EmitaCT-e facilita a vida da sua empresa. O sistema possibilita a emissão do documento, armazenando as versões online. Acesse de qualquer dispositivo e tenha acesso a relatórios precisos de emissões.
Lembre-se que o transportador deve manter em arquivo digital os CT-e pelo prazo estabelecido na legislação tributária para o armazenamento de documentos fiscais, devendo ser apresentado quando solicitado.
Compreendeu a importância de imprimir o DACTE e como o EmitaCT-e facilita o armazenamento do CT-e?
Quer saber mais sobre o EmitaCT-e? Clique aqui e solicite um contato com um dos nossos consultores.
Quer saber tudo sobre o Conhecimento de Transporte? Baixe agora mesmo o ebook gratuito: CT-e – O Guia Completo para Emissão.
1 comentário
Muito boa as explicações