Implementar uma gestão de transporte de cargas eficiente é mais um dos grandes desafios das empresas que trabalham com logística. Em um país em que grande parte da movimentação de cargas é feita via rodoviária, o planejamento é ainda mais fundamental.
A má conservação das estradas no Brasil, o alto volume de assaltos e o preço dos combustíveis aumentam a necessidade de uma gestão de transporte de cargas eficientes.
Tomando algumas medidas, é possível reduzir os custos com logística e reduzir o prazo de entrega dos fretes. Por isso preparamos este artigo com algumas dicas que podem te ajudar a implementar gestão de transporte de cargas.
Confira também: 5 dicas para administrar melhor seu negócio.
1 – Planejamento na gestão de transporte de cargas
O planejamento é fundamental em qualquer atividade. Na gestão de transporte de cargas ele permite com que você garanta a produtividade da sua frota e reduza custos. Por isso, busque dados de sua atividade para identificar falhas, riscos e oportunidades. Dessa forma, você pode criar planos de ação para solucionar os problemas e sair na frente da concorrência.
Alguns dados que você deve analisar:
- O número de funcionários de sua empresa é suficiente?
- O tamanho de sua frota é suficiente para atender a demanda?
- Qual o custo total com combustível?
- Qual a média de consumo de cada veículo de sua frota?
- Quais são seus principais clientes?
- Qual o ticket médio de cada um?
Quanto mais informações sobre o seu negócio você tiver, mais recursos para a criação de planos de ação para melhorar a gestão de transporte de cargas de sua empresa.
Confira também: Pensando em abrir o próprio negócio? Confira algumas dicas.
2 – Controle de gastos na gestão de transporte
A eficiência da gestão passa pela administração financeira dos recursos disponíveis. Assim, é preciso ter um controle rígido sobre todos os custos que envolvem o seu negócio. Dessa forma, você pode otimizar a gestão e aumentar o lucro da empresa.
Utilize planilhas ou um software de gestão para manter um controle sobre todas as contas, como gastos com combustível, manutenção, pedágios, alimentação dos motoristas, entre outros. Assim você pode melhorar a gestão de transporte de cargas de sua empresa, analisando e melhorando cada rota.
3 – Manutenção
A manutenção preventiva é uma das melhores ferramentas para melhorar a gestão de sua empresa. Ela diminui o risco de que o caminhão fique parado na estrada. Também garante a longevidade e a qualidade de toda a frota, impactando na lucratividade da empresa.
Por isso, organize um checklist para realizar rotineiramente a vistoria dos veículos, trocando peças e equipamentos antes que falhem. Não esqueça também de conferir os fluídos dos veículos, realizando a troca nos prazos estabelecidos.
4 – Treinamento
O capital humano é o fator chave quando falamos em gestão de transporte de cargas. Por isso, realizar o treinamento de sua equipe é essencial para melhorar a sua operação.
O motorista é peça fundamental em uma empresa de transportes. Por isso, invista em cursos e workshops buscando apresentar as melhores práticas no transporte de cargas e inovações, realize regularmente reciclagens sobre legislação e sobre segurança e repasse sempre informações relevantes.
5 – Automatize processos
Faça o uso da tecnologia para agilizar a gestão de transporte de cargas de sua empresa. Assim você tem um maior controle sobre as emissões e uma automatização de processos.
Uma forma de agilizar a gestão é a emissão, através de um software, do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e).
Que tal testar o sistema gratuitamente? Acesse e se cadastre.
Com estas dicas você pode começar a melhorar o desempenho de sua gestão de transporte de cargas. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco que faremos o possível para te ajudar.
Quer saber mais sobre CT-e, CT-e OS e MDF-e? Baixe agora mesmo o eBook Gratuito: CT-e – O Guia Completo para Emissão.